Horas

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Exibição de documentário abre as comemorações do centenário da Expedição Roosevelt-Rondon


          Para comemorar o centenário da Expedição Roosevelt-Rondon está sendo realizado nessa sexta-feira, 3, a exibição do documentário produzido pelo cineasta Cacá de Souza “Expedição Roosevelt-Rondon”. O evento está sendo realizado no auditório do Paço Municipal de Sapezal e foi organizado pela Secretária de Agricultura e Meio Ambiente, através da coordenação de turismo.
Às 13h30 acontece uma palestra de apresentação do documentário produzido pelo cineasta Cacá de Souza “Expedição Roosevelt-Rondon” para estudantes da rede pública. À noite, a partir das 19h30, haverá a apresentação aberta para a comunidade local.
Cacá de Souza mora a 32 anos em Cuiabá, e é a segunda vez que está em Sapezal. Souza pesquisa a história de Marechal Cândido Rondon há 25 anos e explica o que o motivou a produzir um documentário sobre a vida de Rondon. “Fiquei impressionado de ninguém saber da história de Rondon, as pessoas não sabiam da dimensão do trabalho dele, sabiam apenas dos trabalhos de menor expressão como a abertura da linha telegráfica”, declarou Cacá.
Cacá explica que os maiores desafios que enfrentou para produzir o documentário foi buscar as informações, onde boa parte dos arquivos se encontra fora do país ou no Museu Nacional, no Rio de Janeiro. Cacá acredita que depois que o memorial de Cuiabá ficar pronto poderá melhorar as informações sobre Rondon, que no momento está disperso e, pontua que o memorial é importante para Mato Grosso, pois resgata a história de Rondon.
Souza ressalta que o município de Sapezal foi um dos principais pontos de apoio da base da expedição de Rondon. “Aqui ele conseguiu unir dois grupos indígenas rivais, os Nambiquara e os Parecis”, reforçando que a história de Rondon pode ajudar no turismo cultural

Nenhum comentário:

Postar um comentário