Horas

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Riva defende mudança na gestão da Saúde com fim de OSS.


O deputado estadual José Riva (PSD) reiterou, nesta quinta-feira (16),  a necessidade de mudanças na gestão da Saúde em Mato Grosso. 

O parlamentar, mais uma vez, se manifestou contrário ao modelo de Organizações Sociais de Saúde (OSS), posição assumida desde a implantação do sistama no Estado, há dois anos,

Durante reunião na Assembleia Legislativa, entre deputados estaduais e vereadores de 12 municípios das regiões Oeste e Médio-Norte, Riva lembrou que as OSS criam duas categorias de cidadão, o que contradiz o princípio da isonomia. 

“Quando o Governo do Estado sugeriu a implantação das OSS, demos um voto de confiança, mesmo sendo contrários à proposta desde o início. A situação da Saúde em Mato Grosso não é confortável, tenho dito ao governador, que está consciente disso e tem se empenhado para mudar a realidade mas, em minha opinião, este modelo saturou. Muitos já acreditavam que as OSS não dariam certo e decididamente, não deram”, afirmou o peessedista. 

Segundo Riva, a gestão da Saúde por meio das OSS chegou ao limite e a mudança é necessária. “O melhor modelo de gestão da saúde é o mais humano. As OSS são injustas, pois o atendimento pode ser qualificado, mas ocorre apenas em algumas regiões e outras são penalizadas, o que mostra incoerência. Com base no principio da isonomia, é preciso ter uma gestão uniforme para todo o Estado”, argumentou.

Para o deputado estadual, o melhor modelo de gestão da saúde seria por meio dos consórcios, com a participação efetiva dos prefeitos e vereadores municipais. “Contando com alguns hospitais de referência, ou seja, os regionais, e a gestão com a atuação dos consórcios seria mais eficiente, pois hoje problemas básicos não conseguem ser atendidos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário